quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quem Somos

Augusto César Leite foi um importante médico cirurgião em Sergipe. Nascido no município de Riachuelo cursou medicina no Rio de Janeiro, formando-se no ano de 1909. Proveniente de família abastada e de relevante prestígio social iniciou suas atividades como clínico no interior do Estado.

Médico voltado para os problemas sociais entendia que a assistência médica estava ligada a filantropia e a caridade. Dessa forma, dedicou-se ao longo de sua vida à pobreza sergipana, preocupando-se principalmente com a causa mais comum da época, a mãe solteira. Assim, em 1947 criou uma instituição para ajudar jovens grávidas, sendo então fundada a Sociedade Protetora da Casa Maternal Amélia Leite, que inicialmente teve sua sede no Hospital de Cirurgia. Através deste trabalho acreditou na redução do preconceito contra as mães solteiras.

O nome Amélia Leite, foi escolhido por votação entre os demais diretores da Instituição, mesmo com a recusa de Augusto Leite por se tratar da esposa e mãe dos seus filhos. Além de amparar e orientar no cuidado às crianças, a Instituição oferecia também serviços como internamento pré-natal, pós-natal e tratamento de saúde. A permanência no abrigo variava de acordo com a necessidade de cada caso, geralmente a estadia era curta. Em 1958, a Entidade passou a funcionar em sede própria, atendendo adolescentes gestantes em situação de pobreza, neste mesmo ano foi criada a Escola Maternal Raio de Sol que prestava assistência educacional aos menores que residiam no bairro bem como os filhos das abrigadas, a faixa etária variava de 2 a 4 anos.

Em 2009, a Escola Maternal Raio de Sol passou a se chamar Escola Maternal Marilda Leite, em homenagem à nossa “Diretora de Honra”, Marilda Leite. Neste mesmo ano, acontece a criação da Escola Amélia Leite para funcionamento do ensino fundamental, mantendo assim crianças distantes dos perigos das ruas para crescerem com dignidade.

Infelizmente em março de 2010, devido à falta de demanda, a Casa Maternal teve que fechar o Abrigo para Adolescentes Gestantes em Situação de Risco Social e de Saúde.

Augusto Leite foi acima de tudo um entusiasta e propulsor da assistência à infância e maternidade em Sergipe, munido de vários conhecimentos, dentre eles, o social, científico, cultural e econômico. Foi o responsável por várias ações em prol da criança sergipana. Atualmente a Casa Maternal Amélia Leite funciona em horário integral das 7hs às 17hs, de segunda a sexta-feira, atendendo crianças na faixa etária de 4 a 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário